Exportação
Passo a Passo da Exportação
1. FASES
Para que a exportação possa ser realizada de maneira legal, é preciso atender todas as exigências legislativas do país de origem e do país de destino. O processo de exportação funciona em três fases:
Fase 1 – Negociação
Fase 2 – Remessa
Fase 3 – Entrega
2. O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UMA EXPORTAÇÃO?
Para fazer uma exportação com segurança é necessário emitir os documentos de comércio internacional exigidos pela legislação do país de origem e destino, além de atender aos critérios burocráticos impostos para realizar o processo de exportação da mercadoria.
3. QUAIS OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA EXPORTAÇÃO?
Para realizar a exportação é preciso apresentar todos os documentos solicitados de acordo com a legislação do país de origem. Por isso, é aconselhável o acompanhamento técnico detalhamento e ajuste da documentação de acordo com a necessidade. Os documentos básicos são:
3.1 Fatura Comercial ou Commercial Invoice
A Invoice ou Commercial Invoice é a fatura comercial, ou seja, o documento do comércio exterior equivalente a nota fiscal do mercado interno. Ela é essencial para que o exportador possa dar a saída legal da mercadoria do país e realizar o despacho aduaneiro. Além dos dados completos do importador e exportador, a Invoice deve conter descrição dos produtos, classificação fiscal (NCM), quantidades, valores, Incoterm, país de origem, país de destino, peso total, quantidade e tipos de volumes, forma de pagamento e meio de transporte internacional.
3.2 Romaneio ou Packing List
Enquanto a Invoice detalha os termos comerciais da exportação, o Packing List ou Romaneio detalha as características da mercadoria em si. Ele deve sempre contemplar uma lista do conteúdo da exportação com detalhamento unitário e total de pesos, cubagem, modelos e demais informações de embalagem.
3.3 Conhecimento de Embarque
O Conhecimento de Embarque é outro documento essencial de toda exportação e importação. Enquanto Invoice e Packing List são emitidos pelo exportador, o Conhecimento de Embarque é emitido pela empresa responsável pelo transporte internacional, ou seja, pela companhia aérea ou marítima. O documento confirma o recebimento da mercadoria para exportação e inclui uma descrição resumida dos produtos, o peso, a quantidade, origem e o destino.
3.4 Certificado de Origem
O certificado de origem, como o próprio nome sugere, é um documento para comprovar que a origem da carga a ser enviada para outro país está de acordo com as legislações e não é proveniente de comércio ou produção ilegal. Apesar de não ser obrigatório, sua emissão é sempre recomendada para dar uma maior segurança e tranquilidade ao importador.
3.5 Contrato de Câmbio
Além dos documentos mencionados acima, listamos outros importantes documentos nas operações de exportação. Ao receber o pagamento proveniente de uma exportação, o exportador precisará converter a moeda estrangeira recebida para reais, sendo para tal necessária a contratação de um câmbio de exportação. Em seguida, o banco ou corretora de câmbio responsável pela negociação da moeda estrangeira e nacional, irá emitir um contrato de câmbio, comprovando e detalhando a troca da mesma.
4. O QUE VOCÊ PRECISA PARA EXPORTAR NO BRASIL
As documentações mencionadas acima devem ser providenciadas sempre que a exportação for realizada e são emitidas antes ou no momento do embarque. No entanto, todas as empresas que atuam com exportação e/ou importação no Brasil precisam estar habilitadas no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Essa habilitação é deferida pela Receita Federal e permite o acesso ao Siscomex, sistema pelo qual se inicia o despacho aduaneiro de exportação ou importação. Nenhuma empresa brasileira pode exportar ou importar sem estar habilitada no Radar.
5. O QUE FAZ UMA CONSULTORIA EM EXPORTAÇÃO?
A assessoria ou consultoria em exportação é essencial para que sua empresa realize a exportação de forma correta, obedecendo a legislação vigente. Afinal, negociar internacionalmente não é o mesmo que realizar negócios dentro de seu país.
A função da consultoria de exportação é garantir que você tenha um apoio de um especialista no assunto, o qual tem a capacidade de solucionar problemas, minimizar erros, auxiliar na organização da parte burocrática para apresentação da documentação, avaliar a estrutura de sua empresa para o processo, analisar o mercado, etc.
A equipe que realiza a consultoria de exportação realiza uma análise, identifica os pontos essenciais para que o processo funcione, oferece todo conhecimento necessário para exportar, organiza a atividade de sua empresa, ajuda com ideias para desenvolver melhor os itens a serem exportados para que seja possível atender aos prazos de entrega, cumprir com o prometido e agir de acordo com a lei.
6. QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA CONSULTORIA DE EXPORTAÇÃO?
De forma resumida, contratar a assessoria e/ou consultoria de exportação é o método mais seguro e eficaz para garantir que sua empresa seja bem sucedida no comércio internacional, otimize seus processos e evite prejuízos.
Serviços em Exportação
A exportação direta é realizada quando o produto exportado é produzido pela própria empresa que realiza os trâmites legais...
No caso da exportação indireta, a exportação é realizada por uma empresa comercial exportadora. Esta empresa...
A Nordh oferece um serviço exclusivo de mapeamento estratégico dos últimos 10 anos para empresas que pretendem...
Com ferramentas exclusivas, mapeamos toda a legislação vigente, tributação e classificação fiscal do produto, normas...
Manter um departamento de comércio exterior dentro da sua empresa pode ser complexo e agregar custos operacionais...
Com o desenvolvimento de potenciais compradores, cria-se uma demanda de envio de amostras de produto...
Oferecemos serviço de acompanhamento de produção e embarque, desde a negociação com o cliente internacional...
Buscamos e prospectamos potenciais consumidores internacionais para produtos de sua empresa, através de canais locais...
A exportação requer de uma preparação específica traduzida e adaptada a cultura local. Para isso, se faz necessária...
A Nordh também oferece serviços de intermediação e negociação direta com os clientes e potenciais compradores...
Atuamos na assessoria em câmbio completa afim de enquadrar a operação para nacionalização dos recursos...